Metodologia

O projeto será desenvolvido em 4 etapas, que serão realizadas concomitantemente:

1) Sensibilização dos Gestores (Diretores e Coordenadores Pedagógicos):

Tal etapa dar-se-á no dia 07 de Abril de 2015 (terça-feira), das 8h30min. às 11h30min. no Centro Interativo Municipal.
Para promover a sensibilização dos gestores serão projetados, inicialmente, um vídeo com a temática água (t = 52 min.) e os 10 Direitos da Água. Após a exibição destes haverá um momento para a socialização das ideias e dos posicionamentos referentes ao material exposto. Posteriormente, a equipe do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAEC) apresentará aos gestores uma conta de água (de alguma escola da rede) e os ensinará a calcular o volume ideal de água per capita por mês. A seguir, serão disponibilizadas aos diretores as contas de água de suas respectivas escolas a fim de que os mesmos verifiquem se a sua unidade escolar está com o consumo de água acima ou abaixo dos valores recomendados. Por fim, serão apresentados, ao grupo de gestores, os pontos principais do presente projeto e serão esclarecidas as possíveis dúvidas referentes ao mesmo.

2) Acompanhamento mensal das contas de água das escolas da Educação Infantil (Pré-escola e Integral) e do Ensino Fundamental I e II:

Os técnicos do SAAEC encaminharão, mensalmente, à Secretaria Municipal de Educação e Cultura (SMEC) as contas de água de todas as escolas da Educação Infantil (Pré-escola e Integral) e do Ensino Fundamental I e II da Rede Municipal de Ensino. Após a recepção destas, a SMEC as enviará, via e-mail, para os diretores destas escolas. Desta forma, os diretores acompanharão, todos os meses, os gastos de água de suas unidades escolares bem como implementarão ações para redução do desperdício de água no âmbito escolar.
Paralelamente, a equipe do SAAEC registrará em planilha os gastos mensais de água de todas as unidades escolares da Educação Infantil (Pré-escola e Integral) e do Ensino Fundamental I e II para verificar se ocorrerá redução de consumo desta nos meses subsequentes à implantação do presente projeto.

3) Concurso Cultural de Frases e Cartazes:

Os interessados em participar do concurso cultural de frases e cartazes do Projeto “Gotas de Sabedoria: por uma gestão consciente da água” deverão estar regularmente matriculados e frequentes na unidade escolar correspondente e seguir, criteriosamente, todos os itens do regulamento abaixo:

REGULAMENTO DO CONCURSO
  • Concurso Cultural de Frases:

    O concurso cultural de frases será voltado apenas aos alunos do Ensino Fundamental I (1º ao 5º Anos), que para fins deste concurso serão divididos em duas categorias:
    – Categoria A: alunos de 1º, 2º e 3º Anos;
    – Categoria B: alunos de 4º e 5º Anos.

As frases deverão:
– Ser elaboradas, pelos alunos, em cima da seguinte temática: “Gotas de sabedoria: por uma gestão consciente da água”;
– Conter no máximo 180 caracteres (caractere: letra, espaço bem como qualquer tipo de pontuação);
– Seguir o modelo abaixo:
1ª linha: frase da criança;
2ª linha: nome da criança (se este for muito grande abreviar os sobrenomes intermediários);
3ª linha: unidade escolar da criança (colocar a abreviatura EMEF. e, posteriormente, somente o primeiro nome da escola, por exemplo, EMEF. Padre Júlio).
É importante ressaltar que os elementos presentes nas três linhas supracitadas não poderão ultrapassar 180 caracteres.
A primeira etapa do processo seletivo das frases deverá ser realizada nas escolas do Ensino Fundamental I por meio de uma comissão julgadora, que deverá ser composta por: 01 gestor, 01 funcionário, 01 professor e 01 membro da comunidade escolar.
Em cada unidade escolar, a comissão julgadora deverá selecionar as duas melhores frases da categoria A e as duas melhores da categoria B, sendo que cada escola do Ensino Fundamental I participará com um total de 04 frases. Cabe salientar que, caso haja empate, o diretor da escola deverá dar o voto de desempate, mesmo que este já seja integrante da comissão julgadora.
Após a seleção em nível escolar, as frases deverão ser digitadas, identificadas quanto à categoria pertencente, impressas e encaminhadas, em envelope identificado com o nome da escola, à Secretaria Municipal de Educação e Cultura (SMEC) até o dia 20 de maio de 2015 (quarta-feira). O material deverá ser direcionado aos cuidados da Orientadora Pedagógica do Ensino Fundamental I, Vânia Maria Vieira Sanches Miranda.
Após o recebimento das frases pela SMEC, ocorrerá a segunda etapa do processo seletivo, que se dará por meio da avaliação do material por uma comissão julgadora composta por 05 membros, sendo:
– 02 membros da Secretaria Municipal de Educação e Cultura de Cerquilho;
– 02 membros do Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Cerquilho (SAAEC);
– 01 membro da Secretaria Municipal de Agricultura, Abastecimento e Meio Ambiente de Cerquilho;
Cabe destacar que tal comissão será responsável pelo julgamento minucioso das frases enviadas pelas escolas, de modo que àquelas que não obedecerem aos critérios exigidos neste regulamento serão desclassificadas. Por fim, serão classificadas 12 frases (06 da Categoria A e 06 da categoria B), que serão publicadas, ao longo de um ano (uma frase por mês), nas contas de água da população e das empresas de Cerquilho. Para tal a Secretaria de Educação e Cultura encaminhará as frases ao SAAEC, instituição que será responsável pela inserção das frases nas contas de água do município.
Premiação
Os 12 melhores colocados ganharão:
-Um kit escolar, uma squeeze e uma visita à Captação de Água Bruta no Rio Sorocaba, além de terem suas frases publicadas nas contas de água do município.

  • Concurso Cultural de Cartazes:

    O concurso de cartazes será voltado apenas aos alunos do Ensino Fundamental II (6º ao 9º Anos), que para fins deste concurso serão divididos em duas categorias:

– Categoria C: alunos de 6º e 7º Anos;
– Categoria D: alunos de 8º e 9º Anos.
Primeiramente, os alunos interessados em participar do presente concurso deverão fazer um desenho, em folha A4, limitando-se à seguinte temática: “Gotas de sabedoria: por uma gestão consciente da água”.
Cabe destacar que todos os lados da folha A4 deverão ter margem de 1 cm e no verso desta deverá conter as seguintes informações: nome completo da escola, nome completo do aluno, categoria do aluno seguida pelo ano/série e nome completo do professor responsável.
A primeira etapa do processo seletivo dos desenhos deverá ocorrer nas escolas do Ensino Fundamental II por meio de uma comissão julgadora, que deverá ser composta por: 01 gestor, 01 funcionário, 01 professor e 01 membro da comunidade escolar.
Em cada unidade escolar, a comissão julgadora deverá selecionar os dois melhores desenhos da categoria C e os dois melhores da categoria D, sendo que cada escola do Ensino Fundamental II poderá participar com um total de 04 desenhos/cartazes. É importante ressaltar que, caso haja empate, o diretor da escola deverá dar o voto de desempate, mesmo que este já seja integrante da comissão julgadora.
Após a seleção em nível escolar, os desenhos vencedores deverão ser reproduzidos em cartolina branca inteira, com margens de 1 cm e com as mesmas informações da folha A4 no verso desta. Posteriormente, os desenhos originais e a reprodução dos mesmos em cartolina deverão ser encaminhados à Secretaria Municipal de Educação e Cultura (SMEC) até o dia 20 de maio de 2015 (quarta-feira), sendo que o material deverá ser direcionado aos cuidados da Orientadora Pedagógica Ângela Maria da Costa Grando.
Após o recebimento dos desenhos e cartazes pela SMEC, ocorrerá a segunda etapa do processo seletivo, que se dará por meio da avaliação do material por uma comissão julgadora composta por 05 membros, sendo:
– 02 membros da Secretaria Municipal de Educação e Cultura de Cerquilho;
– 02 membros do Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Cerquilho (SAAEC);
– 01 membro da Secretaria Municipal de Agricultura, Abastecimento e Meio Ambiente de Cerquilho;
Cabe destacar que tal comissão será responsável pelo julgamento minucioso dos cartazes enviados pelas escolas, de modo que àqueles que não obedecerem aos critérios exigidos neste regulamento serão desclassificados. Por fim, serão classificados 12 cartazes (06 da Categoria C e 06 da categoria D), que serão expostos, ao longo de 2015, em diversos espaços públicos, tais como: SAAEC, Secretaria Municipal de Educação e Cultura, Teatro Municipal e Centro de Educação Ambiental e Gestão de Resíduos CEAGRE “Jatobá”.
Premiação
Os 12 melhores colocados ganharão:
– Um kit escolar, uma squeeze e uma visita à Captação de Água Bruta no Rio Sorocaba, além de terem seus cartazes expostos em diversos espaços públicos de Cerquilho.

4) Visitas Técnicas à Estação de Tratamento de Água e à Estação de Tratamento de Esgoto “Capuava”:

Tendo em vista a importância do conhecimento e da valorização do saneamento básico local, a SMEC, em parceria com o SAAEC, proporcionará aos alunos dos 6º Anos da Rede Municipal de Ensino uma visita à Estação de Tratamento de Água do Município de Cerquilho e, aos alunos dos 7º Anos da Rede Municipal de Ensino, uma visita à Estação de Tratamento de Esgoto “Capuava”.
Cabe destacar que as visitas contemplarão os conteúdos abordados, nestes anos, em Geografia e Ciências e estarão em consonância com as expectativas de aprendizagem disponíveis nas Propostas Curriculares de tais disciplinas.

Seguem, abaixo, para ciência e organização das escolas, os cronogramas detalhados das visitas: