Objetivos

OBJETIVO GERAL

  • Estimular o corpo discente, docente e gestor das escolas da Educação Infantil (Pré-escola e Integral) e do Ensino Fundamental I e II da Rede Municipal de Ensino à adoção de ações que promovam o uso racional da água.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

  1. Unir esforços intersetoriais a fim de cuidar da água em nosso município e obter resultados mais significantes no que se refere ao uso racional da mesma;
  2. Dialogar com os gestores (Diretores e Coordenadores Pedagógicos) das escolas da Educação Infantil (Pré-escola e Integral) e do Ensino Fundamental I e II a fim de sensibilizá-los sobre a importância do presente projeto bem como tê-los como parceiros na luta contra o desperdício de água;
  3. Disponibilizar, mensalmente, as contas de água das escolas da Educação Infantil (Pré-escola e Integral) e do Ensino Fundamental I e II aos diretores destas;
  4. Acompanhar, mensalmente, os gastos de água das escolas da Educação Infantil (Pré-escola e Integral) e do Ensino Fundamental I e II, registrá-los em planilhas e verificar se há redução de consumo de água  estas nos meses subsequentes à implantação do presente projeto;
  5. Estimular a comunidade escolar à adoção de medidas de combate ao desperdício de água;
  6. Reconhecer a água como recurso natural precioso, bem público e direito de todos e questionar a visão dos grandes grupos privados, que querem transformá-la em mercadoria;
  7. Reconhecer o Brasil como potência hídrica bem como identificar os diversos problemas que afligem os recursos hídricos em nosso país;
  8. Conhecer os órgãos municipais de saneamento e comparar a realidade de Cerquilho com o contexto de outras cidades e regiões do país;
  9. Despertar, no âmbito escolar, a reflexão sobre a importância da água para a saúde pública, para a economia, para as celebrações culturais e para a vida no planeta Terra;
  10. Promover, em nível escolar, a discussão sobre a distribuição desigual dos recursos hídricos e da concentração populacional ao longo do território brasileiro;
  11. Discutir, no âmbito escolar, os principais fatores responsáveis pela escassez hídrica em diversos municípios do Estado de São Paulo;
  12. Estimular a criatividade dos alunos e possibilitar a expressão do conhecimento dos mesmos por meio de frases e desenhos;
  13. Oferecer aos alunos vencedores do concurso cultural uma visita à Captação de Água Bruta no Rio Sorocaba;
    Proporcionar aos alunos dos 6º Anos da Rede Municipal de Ensino uma visita à Estação de Tratamento de Água do Município de Cerquilho;
  14. Proporcionar aos alunos dos 7º Anos da Rede Municipal de Ensino uma visita à Estação de Tratamento de Esgoto “Capuava” (ETE “Capuava”).