Justificativa

Em muitas cidades do Brasil, os diretores das escolas não têm acesso às faturas mensais de cobrança pelos serviços de abastecimento de água e coleta e/ou tratamento de esgoto. Sendo assim, disponibilizar cópias destas faturas representa um instrumento importante para o estabelecimento de metas de consumo e acompanhamento dessa evolução ao longo do tempo.

Desta forma, envolver diretores, coordenadores e professores nessa dinâmica auxilia a promoção de debates saudáveis e produtivos, introduzindo o tema nas discussões de sala de aula e envolvendo todos os alunos. Trata-se de uma tarefa de base que pode produzir efeitos em pouco tempo e gerar cidadãos conscientes, fundamentais para a construção de políticas ambientais sólidas a médio e longo prazo.

Além disso, a promoção de um concurso cultural voltado aos alunos representa uma forma diversificada e prazerosa de tratar a temática “Água”, formando agentes multiplicadores do uso consciente deste recurso em nossa sociedade.

Ademais, o conhecimento da realidade dos órgãos municipais de saneamento é um passo importante, que aproxima o consumidor do problema e visa comprometê-lo com as soluções.